Cursos Extras

MUSICALIZAÇÃO
Profª Adriane
Dia: 3ª feira
Nossas aulas pretendem ser uma introdução ao mundo mágico dos sons. Desenvolver e estimular o processo de construção dos conceitos musicais e auxiliar no desenvolvimento artístico-cultural da criança. Trabalha ritmo, percepção auditiva, imaginação, memorização e expressividade.
Além disso, a atividade musical é trabalhada de forma interdisciplinar compondo uma teia de relações com nossos projetos pedagógicos.

CAPOEIRA RECREATIVA
Profº Sidnei
Dia: 5ª feira
A capoeira faz parte da cultura do nosso estado e engloba várias artes como a música, a dança e acrobacia. O ritmo do pandeiro, berimbau e caxixi contagiam nossos alunos que participam cantando, tocando, gingando e representando.
As aulas acontecem dentro de um contexto lúdico, desenvolvendo a coordenação, lateralidade, equilíbrio, autocontrole, auto-estima e também a relação com os colegas e o professor.

OFICINA DE CULINÁRIA
Dia: 4ª feira (quinzenalmente)

Preparar o lanche ou um prato para o almoço é motivo de orgulho e prazer para nossas crianças. Na oficina de culinária elas “põem a mão na massa” e aproveitam para descobrir a importância dos alimentos e a necessidade da higiene no seu preparo.
Nesta atividade a Matemática se faz presente nas quantidades dos ingredientes, nas formas geométricas das embalagens e ingredientes e no tempo necessário para a realização de cada etapa.
Na Linguagem, podemos observar os rótulos das embalagens dos ingredientes, percebendo as letras iniciais e finais, sílabas e encontros vocálicos.

ARTES
As artes fazem parte da vida da criança como leitura de mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal dessa leitura). A arte é objeto de conhecimento. Através da obra de arte podemos conhecer a leitura de mundo da outra pessoa, com outra história de vida, outras experiências, sentimentos, vivendo em outro tempo, lugar e época.
Temos sempre um artista em pauta: um pintor, um músico ou um escultor para conhecermos sua vida e sua obra. As crianças apreciam e analisam uma obra de arte com olhar crítico e observador, fazem comentários sensíveis e interessantes e a partir daí constroem suas representações.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este curso tem a intenção de despertar em nossos alunos ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade em que vivem. Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de comportamento baseados em valores morais e sociais.
Nossa proposta é que a aprendizagem seja estimulante e significativa por meio de pesquisas e vivências do cotidiano individual.

TEATRO
As professoras trabalham o teatro de acordo com conteúdos integrados à interdisciplinaridade com áreas do PCN.
O desenvolvimento das atividades específicas do fazer teatral trabalha com exercícios que estimulam a elaboração, o raciocínio, a compreensão e a interatividade. Busca-se também, despertar o interesse das crianças para a cultura, num país onde a diversidade cultural é grande, mas pouco reconhecida, através das nossas atividades, jogos, levantamentos históricos e estudos de meio.
A finalização de cada ano letivo é coroada com a apresentação de um espetáculo que mobiliza toda a escola.

NATAÇÃO (Curso Opcional)
Profº Fábio
Dias: 2ª e 5ª feira
A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido. Melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, além de melhorar a sociabilidade e a autoconfiança.